Projeto com animais: Atividade no Zoológico

Disciplinas:
Português, Matemática, História e Geografia, Ciências , Ed. Artística e Literatura Infantil
Duração:
Março a Junho
Temas Transversais:
Ética, Cidadania , Meio Ambiente, Natureza e Sociedade
Séries:
Jardim I, II e Pré
Professoras:
Suzana( jardim I), Luciana(Jardim II) Selma( Pré)
Perfil da classe:

Jardim I
A sala do Jardim I é composta por 12 Alunos regularmente matriculados desde o início do ano letivo de 2002. Desses 12 alunos, 11 posuem idade equivalente para freqüentarem a fase em que se encontram. Apenas um apresenta- se com idade inferior, porém na maioria das situações consegue interagir com o grupo.

É um grupo heterogêneo e revelam- se autônomos na maioria das vezes.

Nesse grupo há 5 meninas e 7 meninos.
Jardim II
Nas primeiras semanas do ano foram desenvolvidas atividades a fim de analisar o aluno, não só individualmente como o coletivo.

São 7alunos com faixa etária entre 4 e 5 anos; sendo 4 meninas e 3 meninos.


Nem todos os alunos fizeram jardim I o que exige um trabalho contínuo.

São crianças que buscam seu crescimento pessoal e pedagógico e apresentam muita curiosidade e vontade de aprender. Eles possuem muita iniciativa e idéias próprias.
Há uma certa divisão entre os sexos : Estão sempre o grupo de meninas e grupo de meninos separados..

O desenvolvimento e a socialização vem acontecendo de uma maneira tranqüila , sempre valorizando o raciocínio lógico e o ser humano.
Pré
A classe da pré escola apresenta - se com 11 alunos freqüentes neste início de ano letivo. Sendo destes 11 alunos 6 meninas e 5 meninos.

Todos os alunos estão numa faixa etária entre 5 a 6 anos. Os alunos com 5 anos completarão 6 anos ainda neste 1º semestre.


Apenas 3 alunos iniciaram o pré nesta escola, pois, os demais já estudavam no colégio e freqüentaram o Jardim II. É uma sala bastante ativa , dinâmica e apresentam grande vontade de interagir nos trabalhos e atividades diárias. Porém necessitando melhorar a questão da oralidade em grupo e aumentar a criticidade.
Estão em níveis parecidos no processo da leitura e da escrita, mas se empenham demais em aprender.

Apresentação do projeto:
Este projeto visa estabelecer classificações em relação com os interesses expressados pelo grupo. Partindo de dois contextos que serão assuntos culminantes para o desenvolvimento do projeto: Páscoa e o passeio ao Jardim Zoológico.

A princípio serão trabalhados os animais que forem do interesse do grupo, que se destacaram no passeio ao Jardim Zoológico e o coelho que estará presente na comemoração da Páscoa.

A partir daí todo o trabalho se encaminhará em várias direções que despertarão os conteúdos a serem trabalhados.
Juntamente aos tópicos direcionados a Ciências Naturais estarão também presentes as fábulas na área de Literatura Infantil. Onde as crianças invadirão o mundo da fantasia e de questões morais encontradas nas diversas fábulas escolhidas pelo grupo.



Assim, cabe lembrar que os temas transversais serão discutidos e estarão sempre presentes nos assuntos predominantes.

Justificativa:
O tema do projeto desperta o interesse natural das crianças desta faixa etária que , em geral, contam com várias informações relativas a ele.

O passeio(Zoológico) e a Páscoa facilitará o acesso às informações relativas ao tema.

A proposta do assunto animais é de uma possível justificativa, pois, os animais têm uma importante presença em seu mundo cotidiano( desenhos animados, histórias, jogos) e além disso, possuem um importante caráter de identificação de suas vivências pessoais e sociais.

Este estudo facilitará a correlação entre diversos animais e destes com seu ambiente que serão aprofundadas e ampliadas em vários estudos.


VEJA TAMBÉM



Objetivos:

Definir de diversos animais suas principais características;
Diferenciar vertebrados e invertebrados;
Conhecer os diversos animais apontando para sua diversidade(locais onde vivem, sua alimentação, seus hábitos e outras peculiaridades relativas a cada espécie);
Correlacionar todo o estudo com o desenvolvimento do processo de alfabetização.
Conceitos:

Comparar diversos tipos de animais através da observação;
Refletir sobre as características individuais de cada animal e risco de extinção;
Identificar as características específicas de cada grupo de animais;
Saber identificar: vertebrados e invertebrados, domésticos e selvagens, úteis e nocivos, aquáticos , terrestres e aéreos, reprodução e habitat dos animais.
Procedimentos:

Pesquisar a história de cada animal do interesse do grupo;
Coletar dados por meio de pesquisas e observações;
Usar diferentes fontes de informação e relacioná-las;
Selecionar alguns tipos de animais para pesquisa;
Classificar animais;
Desenvolver atividades lúdicas;
Desenvolver atividades matemáticas;
Montar jogos, tabelas e gráficos;
Elaborar cartazes, álbuns, painéis, bonecos;
Estabelecer ordem crescente e decrescente;
Comparar pesos e medidas;
Formular questões pertinentes que apontem para a caracterização de determinado animal;
Selecionar informações relativas a aspecto de pesquisa;
Registrar o assunto organizadamente de diferentes maneiras;
Assistir a uma peça teatral;
Associar escrita de nomes , letras e textos;
Contar histórias para o grupo mostrando gravuras de determinados animais;
Visitar um Zoológico e Fazendinha dos Bichos;

Atitudes:

Preocupar-se com a preservação da natureza;
Interessar-se pelo estudo buscando novas informações relacionadas ao tema;
Socializar as informações que os alunos possuem sobre o tema;
Classificar diferentes animais pelas suas características(Diferenças e semelhanças);
Construir um espírito de cidadão preocupado com o risco de extinção de algumas espécies de animais;
Organizar- se de forma coerente os pensamentos em relação ao habitat de cada animal;
Reconhecer o alimento necessário ou preferido de vários animais;
Identificar como vivem os animais.

Conteúdos relacionados ao projeto:
Português (linguagem oral e escrita)
1. Jardim I

Nomes (início a formação do próprio nome)
Letras iniciais de várias nomenclaturas
Reescrita coletiva(textos, filmes, histórias)
Escrita espontânea
2. Jardim II

O nome
Conversas, diálogos, expressão de sentimentos, imitações, rimas
Observação e manuseio de livros
Histórias
Situações do cotidiano que envolvam leitura e escrita;
As letras, o alfabeto
3. Pré

Formação de palavras , frase e pequenos textos
Números de letras e sílabas
Ordem alfabética
Interpretação de textos
Letras maiúsculas e minúsculas
Substantivo próprio e comum
Reescrita de textos e músicas
Rimas
Leitura

Matemática
4. Jardim I

Quantidades
Cores
Texturas
Espessuras
Tamanho
Altura e comprimento
Peso
Temperatura
Orientação
Conjunto
Formas geométricas;
5. Jardim II

Cores
Formas geométricas simples
Quantidade
Tamanho
Altura e comprimento
Espessura e largura
Peso
Temperatura
Orientação espaço- tempo
Distância
Conjunto
Numerais associados a quantidade
6. Pré

Quantidade
Numerais( leitura e escrita)
Interpretação de gráficos ou tabelas
Adição
Subtração
Formas geométricas
Situações problemas
Ordem crescente, decrescente
Sucessor e antecessor
Maior e menor
Conjunto

Ciências Naturais e os temas transversais(natureza e sociedade, meio ambiente, ética e cidadania.
7. Jardim I , Jardim II e Pré

Moradia(habitat)
Órgãos do sentido
Alimentação
Conservação
A proteção da fauna
Animais em extinção
Partes do corpo
O dia e a noite
Diferenças entre os animais selvagens e domésticos
A família e os bichos de estimação
Locomoção dos animais
Classificação dos animais: Reptéis, Anfíbios, mamíferos, aves , peixes e insetos.
Espécies extintas
Origem dos animais
Metamorfose
Grupos sociais
Dinâmicas de grupo;
Pesquisas;
Leituras informativas;
Jogos diversos;
Quebra - cabeça;
Calendários;
Atividades matemáticas;
Seqüência de figuras;
Desenhos dirigidos e espontâneos;
Recorte e colagem;
Observação e relatórios;
Cruzadinha;
Caça- palavras;
Produção de texto;
Dobraduras(origami);
Máscaras, fantoches e dedoches;
Móbiles;
Músicas;
Poesias;
Liga pontos;
Pinturas;
Listagens;
Dramatizações;
Leituras diversas;
Passeios relacionados ao tema;
Escrita espontânea;
Mímicas;
Fábulas, contos, histórias;
Ditado diagnóstico;
Painéis, tabelas e gráficos;
Uso do tangran
Adivinhações.
Material didático/ recursos:

Livros didáticos e para didáticos;
CDs/ som
Televisão/filmes
Sucatas
Papéis diversos
Internet/computador/softwares
Folhas xerocadas
Tintas e pincéis
Lápis coloridos e giz de cera
Hidrocor
Máquina fotográfica
Painéis
Vídeo
Revista/ jornais
Livros de literatura infantil
Cola
Tesoura
Lixas d`água
Espelho
Filmadora
Fichas, figuras
Tecidos
Isopor
Manta acrílica
·         Eventos relacionados ao projeto:
Passeios:
Instrumentos de Avaliação:
Os projetos transformam a avaliação em um processo contínuo à realidade cotidiana da sala de aula.

Considera- se alguns instrumentos de avaliação:

Observação do comportamento do educando: hábitos de trabalhos, relacionamento com os amigos e professores, cumprimento das tarefas escolares, atitudes positivas ou negativas com relação aos trabalhos escolares, capacidade de cooperação, aproveitamento de tempo;
Trabalhos escritos ou de outra natureza qualquer produzidos espontaneamente;
Produtos de estudo ou de tarefas com relação as diversas situações escolares;
Dados registrados com referência diretas com o aluno ou em grupo.
Projeto com animais: Atividade no Zoológico Projeto com animais: Atividade no Zoológico Reviewed by lindos desenhos para pintar on 18:16 Rating: 5

Nenhum comentário :

Tecnologia do Blogger.