Formação Continuada para Educadores

Como Brincar Contribui para o Aprendizado Escolar – 80hs

Autora e Professora: Paty Fonte

Inscrições Abertas - Início 09 de Novembro
*Plano Especial para Rede Pública ou Turmas Fechadas* Consulte-nos!

Descrição

Há necessidade de se ir além dos exercícios de lápis e papel desprezando ou negligenciando o brincar. É urgente resgatar o lúdico no processo ensino-aprendizagem. Para tanto, faz- se necessário que os professores reflitam e repensem constantemente sua práxis.

As crianças estão perdendo o “espaço” de brincar, que cada vez mais está afastando-se do seu cotidiano e ainda recebem estímulos para que, desde cedo, integrem-se ao chamado “mundo adulto”.

É comum na prática pedagógica, e no convívio com profissionais que trabalham diretamente com a criança escutarmos que a brincadeira é importante. Entretanto uma grande questão parece permanecer sem resposta: Afinal o que significa realmente o lúdico, o brincar, o jogo? Quais suas definições e diferenças? A esta pergunta seguem-se outras, como, por exemplo: Através do lúdico as crianças aprendem? Como planejar e desenvolver atividades lúdicas? Toda brincadeira deve ser orientada?

O curso pretende ampliar o conhecimento dos docentes enfatizando a importância do brincar para as crianças - tendo o brinquedo e o jogo como elementos norteadores do sistema educacional e que proporcionam o crescimento da criança como um ser em constante desenvolvimento, buscando a evolução do saber fazer na práxis pedagógica, e o aprimoramento das habilidades cognitivas, afetivas e psicomotoras.


Objetivos

· Refletir a maneira como os profissionais de Educação lidam, percebem e valorizam a brincadeira no cotidiano da prática pedagógica.

· Investigar como o educador compreende a relação entre o brincar e o desenvolvimento, brincar e o processo ensino/aprendizagem.

· Analisar contribuições de autores diversos que tratam da importância do brincar para a prática docente.

· Compreender a ludicidade como subsidio necessário ao desenvolvimento das crianças.

· Verificar como a brincadeira tem relação com a aprendizagem.

· Discutir o que se entende por brincadeira, lúdico e jogo.

· Refletir sobre a relação entre o lúdico, o movimento e a aprendizagem.
· Relacionar afetividade e aprendizagem.
· Compreender o brincar como alternativa pedagógica, com o objetivo de auxiliar a criança no seu processo de desenvolvimento.

· Refletir sobre o que a brincadeira pode contribuir para a educação da criança em suas dimensões afetivas e do movimento.

· Buscar soluções possíveis e eficazes na inserção do lúdico no contexto escolar.
· Conhecer as estruturas didáticas - pedagógicas do conteúdo “brincar” e quais brincadeiras a serem utilizadas.
· Identificar quais e se há beneficio na aplicação de brincadeiras em sala de aula.
· Contribuir para a formação de cidadãos sabedores de suas contribuições para a construção do mundo que os cerca.

Público

Pedagogos, Psicopedagogos, Professores, Educadores, Coordenadores Pedagógicos, Diretores de Escolas,Estudantes de Pedagogia e Licenciaturas , Estagiários na área de Educação e interessados no tema.

Conteúdo Programático

Módulo 1 – 12 horas:

· Introdução – Considerações sobre a brincadeira.
· O papel do brinquedo no desenvolvimento infantil (na concepção diversos autores, enfatizando Vygotsky e Piaget)
· Aspectos relevantes a considerar no trabalho pedagógico lúdico.


Módulo 2 – 12 horas:
· O que é brincadeira e qual a sua importância.
· A brincadeira na escola
· O lúdico na formação do professor



Módulo 3 – 12 horas:
· Aspectos fundamentais da brincadeira na infância
· Brincadeira e afetividade.
· O brincar está em extinção?
· Como o brincar contribui para o aprendizado escolar.


Módulo 4 – 12 horas:
· O papel pedagógico da brincadeira, do brinquedo e do jogo
· O movimento e o brincar (A Contribuição de Wallon)

ü A Educação através do movimento
ü O professor e a educação psicomotora
· Gênese da Educação Lúdica.


Módulo 5 – 12 horas:
· Brincar e aprender.
· A ação do educador e o brincar.
· PCN´s e o brincar.
· Brinquedo e cultura.


Módulo 6 – 20 horas:
· O lúdico como parceiro do professor.
· Jogos pedagógicos.
· A Literatura Infantil e o brincar.
· Projetos pedagógicos lúdicos.


Autoria: Patrícia Lopes da Fonte (Paty Fonte)


“Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem."
(Carlos Drummond de Andrade)



O inscrito receberá uma apostila contendo todos os módulos e materiais no final do curso.


Coordenação e Tutoria

Autora e Professora Paty Fonte – Educadora especializada em pedagogia de projetos. Idealizadora e diretora do site www.projetospedagogicosdinamicos.com, defende uma educação inovadora, prazerosa e de qualidade baseada na construção do conhecimento. Ministra cursos diversos de capacitação (educação continuada) a professores em serviço. Autora de inúmeros artigos e mais de 100 temas de projetos pedagógicos. Acredita que educação gira em torno de estar entusiasmado com algo, e que paixão é fundamental no processo ensino-aprendizagem.
Professora Me. Patricia Limaverde Nascimento

Mestre em Educação:Currículo pela PUC-SP, Bióloga (CRBio1 61128/01-D), possui 14 anos de experiência em coordenação e direção pedagógica. Foi orientanda de Maria Cândida Moraes e desenvolve projetos de assessoria pedagógica em escolas particulares e públicas. Trabalha na formação de professores da rede privada e pública sempre voltada para as inovações em didática e abordagens curriculares. Já apresentou seus trabalhos de educação transdisciplinar em diferentes estados no Brasil e também na Espanha, em Barcelona. Autora de 3 coleções de livros didáticos de educação infantil e co-autora de 4 coleções de livros didáticos de ensino fundamental. Já ministrou cursos sobre Transdisciplinaridade, Trabalho com Projetos em sala de aula, além de cursos nas áreas de matemática e semiótica aplicada no currículo de educação infantil e de ensino fundamental. Recebeu, em maio de 2006, o prêmio de Melhor Experiência em Educação Humanitária no Congresso Latino-Americano de Educação Humanitária realizado no Memorial da América Latina em São Paulo. Atualmente também é docente da UCB em Brasília-Df.

Suporte de Relacionamento - Gisela Zampelli

Suporte técnico 1 – Avate

Suporte técnico 2 – Janaina Corrêa
Carga Horária e Horário do curso

A carga horária estimada para esse curso é de 80 horas/aula, divididas entre estudos e interação online e pesquisas offline. O horário de estudos é estabelecido pelo próprio participante, de acordo com sua disponibilidade, possuindo um prazo máximo

Requisitos Necessários

Computador com acesso a internet. É necessário ao inscrito saber navegar pela internet, fazer download de arquivos e enviar e-mail. Temos também um fóruns de discussão dentro do curso onde estas ferramentas serão muito utilizadas.Todos os inscritos receberão o Manual do Aluno por e-mail, de fácil entendimento para navegar na área do curso e utilizar todas as ferramentas disponíveis. Além disso, disponibilizamos um suporte técnico permanente para auxiliar os inscritos na navegação.

Avaliação e Certificação

O curso possui uma série de atividades avaliativas propostas como:
1 . Realização de atividades interativas de acompanhamento;
2 . Reflexão das leituras complementares e vídeos indicados;
3 . Atividades de auto-avaliação da unidade didática;
4 . Participação nas listas e no fórum de discussão (A avaliação dessa participação será feita em função do conteúdo e da relevância das mensagens).

O resultado das avaliações será expresso em porcentagem, em escala de 0 a 100%. Os alunos que conquistarem 75% das metas do curso, obterão a certificação. Todas as atividades serão realizadas on-line.
Após conquistar 75% das metas do curso, o participante receberá por e-mail seu certificado digital, registrado internamente pela GPEC e enviado por e-mail. O participante poderá imprimir seu certificado na sua própria impressora. Neste certificado constará: nome do curso, nome do participante, carga horária, assinatura digitalizada do(a) professor(a) do curso, dados da empresa GPEC (CNPJ, endereço), e o código de registro do certificado.

Caso o participante queira solicitar um certificado impresso, este será emitido via correio, mediante pagamento de uma taxa de impressão e postagem. Este certificado será impresso em papel especial, terá todos os itens do certificado digital acima citados e mais outros itens como: conteúdo programático, carimbo da empresa e selo de autenticidade.




Valor


Este curso possui um investimento total de R$ 90,00 (Noventa e Reais)

Formas de Inscrição e Pagamento

Temos três opções de inscrição e pagamento:

1- Parcelado no cartão de crédito (Cartão VISA - MASTER, Dinners, Hipercard, Aura e American Express)

2- À vista através de pagamento on-line ou Boleto Bancário

O pagamento é realizado através do PagSeguro, que aceita cartões de crédito, débito automático em conta ou boleto bancário. Esse tipo de pagamento é totalmente seguro, garantido pela UOL.

Para se inscrever, acesse nosso site: www.gpeconline.com.br e localize o curso em nossa página.

Você encontrará um banner do Pag Seguro. Clique no banner : Pagar com Pag Seguro . Abrirá uma janela de formulário.
Após digitar o Cep, clique em ok, pois automaticamente aparecerá o seu endereço e as opções de pagamento para realizar a sua inscrição.
A sua inscrição será efetivada e o código de acesso enviado por e-mail , junto com o manual do aluno e as instruções de acesso na data de início do curso.
Os seus dados serão mantidos em sigilo absoluto e não ficarão à disposição da nossa empresa, apenas da PagSeguro.
O pagamento realizado pelo PagSeguro é rápido, simples e super-seguro. Assim que efetuar o pagamento você receberá o comprovante da ordem de serviço por e-mail.
3 - Envio por e-mail de Boleto Bancário da Caixa Econômica em até duas vezes sem juros com seus dados para pagamento

(para esta opção, você deverá enviar por e-mail: Nome completo, Endereço completo, CEP e CPF ).

Este boleto permite efetuar o pagamento em qualquer agência bancária e em casas lotéricas.

Qualquer dúvida ou maiores esclarecimentos, envie um e-mail para: inscricao@gpeconline.com.br
Atenciosamente
Equipe GPEC
“ Pouco a pouco.....transformando a educação”

GPEC - GRUPO DE PRODUÇÃO EM EDUCAÇÃO & CULTURA LTDA
Tel/Fax. 11 - 3782-0635 e 8603-7107
São Paulo - SP
www.gpeconline.com.br
Formação Continuada para Educadores Formação Continuada para Educadores Reviewed by lindos desenhos para pintar on 08:02 Rating: 5

Nenhum comentário :

Tecnologia do Blogger.