Educação infantil - PROJETO BRINCANDO E AMANDO O PLANETA TERRA

Fiz um trabalho legal com meus alunos acerca das brincadeiras e brinquedos tradicionais.
O mesmo envolvia entrevistas com papai e mamãe, vovó e vovô sobre as brincadeiras da época de criança e que, hoje com a dita "vida moderna" e suas conseqüências - violência e outras - estão tão escondidas no fundo dos baús...eu brinquei muito com minhas irmãs na rua com as amigas, mas meu filho não pude dar a mesma oportunidade...na rua e sim na escola desde os 10 meses onde me sentia mais segura.



Na minha concepção de educadora, á partir de agora caberá à escola através dos seus profissionais envolvidos com a arte de educar, acreditar e resgatar tais brincadeiras e brinquedos tão importantes para o crescimento integral das crianças. É preciso acreditar, envolver-se de corpo e alma nos projetos que agreguem valores nas nossas crianças.

Assim, projetei este e, o mesmo está sendo desenvolvido na nossa escola.
Ele além do resgate de brinquedos e brincadeiras visa ainda amar o Planeta Terra uma vez que, os brinquedos são confeccionados com sucatas.

Vale a pena conferir! Eu indico e aprovo! As crianças estão adorando...

Att,
Lilian Jane Antunes dos Santos.
Montes Claros/MG
Escola Montessori Pedacinho do Céu

ESCOLA MONTESSORI PEDACINHO DO CÉU
PROJETO SEMANA DA CRIANÇA – 05 A 09 DE OUTUBRO/ANO 2009
Coordenação pedagógica LILIAN JANE ANTUNES DOS SANTOS
Objetivo: Resgatar brincadeiras e brinquedos tradicionais através da reciclagem.

Com a consciência de que a criança que desenvolve um forte amor por seu meio ambiente e por todos os seres vivos, criança que descobre a alegria e o entusiasmo no trabalho, temos motivos para esperar que a humanidade possa se orientar numa nova direção.
Cidadã do Mundo, Maria Montessori amplia seu olhar para além das fronteiras de cada nação e vê o universo como a verdadeira nação da humanidade: a que reúne como irmãos homens de todas as raças, de todas as culturas, de todos os credos. É com esse pensar que desenvolveremos, o nosso Projeto Brincando, Reciclando e Amando o Planeta Terra.
“Essa é a nossa filosofia. O sonho já começou". Maria Montessori
BRINCANDO, RECICLANDO E AMANDO O PLANETA TERRA


BRINCADEIRAS: Quem gosta de brincar ? Qual é a brincadeira que vocês mais gostam? Quem ensinou para você esta brincadeira? As brincadeiras também fazem parte dos costumes das pessoas de lugares diferentes. As brincadeiras podem ser diferentes dependendo do lugar em que se vive. Vamos relembrar algumas brincadeiras? As brincadeiras também fazem parte do folclore. Elas foram ensinadas pelo pai ou mamãe que aprendeu com nossos avós ou outras pessoas da época. Hoje nós estamos ensinando o que nós aprendemos para os nossos colegas. Até eu sua professora estou aprendendo com vocês! Eu ensino vocês e também aprendo com vocês. Isso é uma troca de brincadeiras que conhecemos...Vamos lá? Primeiro vamos falar da brincadeiras que conhecemos. O ideal é juntar um grupo de crianças e brincar com elas na rua, nas calçadas ou em praças tranqüilas. Na lista das brincadeiras mais conhecidas estão: queimada, barra-bandeira, cabo-de-guerra,elástico, cama-de-gato, bola de gude, peteca, esconde-esconde, boca-de-forno, academia ou amarelinha, passarás, rica e pobre, mamãe dona da rua, esconde a peia, adedonha ou stop, quebra-panela, cabra-cega, bambolê, pula corda. Esses jogos e brincadeiras infantis populares, além da competição, desenvolvem a imaginação, o espírito de colaboração, a socialização e ajudam a criança a se adaptar melhor ao mundo.
Sugestão: Explicar como se brinca cada uma delas e perguntar qual eles querem brincar primeiro: Pega-pega, Pular corda, Cabra-cega, Elástico ( dois colegas seguram entre pernas um elástico circular para que um outro pule de maneiras diferentes. Quando errar, deverá passar a vez para outro colega) Amarelinha: Quem conhece? Sabiam que ela também tem outros nomes? Ela também é chamada de sapata, maê, marela,... a Amarelinha é uma brincadeira onde se desenha no chão vários quadrados empilhando-os e depois numera-se à partir do número 1. Joga-se uma pedrinha começando da casa número 1. Ao começar a pular com um pé só, não se deve pular na casa que está a pedra e deve-se ir até a última casa feita e numerada e depois voltar do mesmo jeito pulando com um pé só. Assim, na volta, abaixa-se apoiando num pé só e salta a casa que retirou a pedra. Se cair desequilibrando , deve passar a vez para o próximo colega. Deixar as crianças brincarem com seu auxílio. Outras: Coelhinho sai da toca, Barra barra manteiga, Pega-pega, Garrafão, Marré-derci, cadê a margarida, but-quer, estátua, boca-de- forno, Porta-bandeira, cama-de-gato...Passar anelzinho..., cantigas de roda(atirei o pau no gato, cirandas...) BRINCADEIRA CANTADA: É a brincadeira em que se canta e brinca junto. História cantada da serpente: Esta é história da serpente, que desceu o morro e perdeu metade do seu rabão. Ei!( parar de frente de algum colega que deverá passar debaixo da perna de quem encabeça a fila- todos deverão abrir as pernas para que este passe por debaixo das pernas de todos da fila e, quem passou debaixo será o novo a iniciar a fila cantando e fazendo gestos diferentes que deve ser seguido por todos) Você aí, é um pedaço do meu rabão( repetir este final até que o colega tenha chegado ao final da fila: ãããão!).Continua até que todos tenham participado sendo um pedaço do rabão da serpente.
Brinquedos populares: Nós todos gostamos de brincar, não é mesmo? A gente brinca somente com o colega ou pode brincar sozinho? De quais outras maneiras a gente pode brincar? Muito bem com brinquedos ou sem brinquedos. Mas quais são os brinquedos que vocês mais brincam com os amigos ou sozinhos? (Os alunos falarão mais dos eletrônicos e quando alguém falar dos populares, segurar como gancho da sua fala) Existem alguns brinquedos que existem desde a época em que a vovó e o vovô brincavam porque eram crianças. O nosso papai e a nossa mamãe também brincou com as amigas dela com estes brinquedos. Estes brinquedos são as bolinhas de gude, a Pipa que também tem outros nomes como pandorga- arara- arraia- papagaio, a Corda para pular, o Pião, o Bilboquê...O Pára-quedas... Quem conhece e já brincou com os eles? Na época da vovó as crianças faziam os brinquedos para brincar porque não existiam fábricas de brinquedos. Elas faziam bonecas de meias, fogãozinho para fazer comidinhas ou guizadinhos(aproveitar o fogão e o forno que tem na escola), e os meninos faziam carrinhos de latas, boizinho de manga verde e construíam até fazendinhas. Eles mesmos faziam os brinquedos... Hoje em dia as pessoas não estão brincando muito com estes brinquedos porque nas lojas tem brinquedos eletrônicos que funcionam à pilha e controle remoto. As crianças que não tem condições de comprar brinquedos das lojas e não ganham fazem brinquedos de material reciclado aproveitando garrafas de plástico usadas para fazerem carrinhos, bilboquês, vai-vem, lata de refrigerantes para fazerem pião... sacos plásticos para fazer pipas... E então, vamos conhecer como se brinca com os brinquedos da época da vovó e da mamãe? (Explicar sobre cada um e dar um tempo para a exploração dos brinquedos populares)**Confeccionar um pé-de-lata, balangandão (TNT, jornal e barbante), ou biloquê (barbante, garrafinha pitchula durex colorido) para cada criança.


Escola Montessori Pedacinho do Céu
PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DA CRIANÇA - 2009 Coordenação: Lílian Jane Antunes Lembrete: teremos aula normal em sala:
-Matutino de 7:30 até 9:30 – depois, lanche e atividades do JIEMPEC;
-Vespertino de 13:00 até 15:00 –depois, lanche e atividades do JIEMPEC;
DIA/HORÁRIO
ATIVIDADE do JIEMPEC
PROVIDENCIAR
05/10(2ª feira)
*Abertura com Hino Nacional e Bandeira;
*Juramento da Semana da criança;
*Explanação do Projeto - Não tem recreio, nem Educação Física. Esta semana foi selecionada para resgate de brincadeiras e brinquedos;
*Brincadeiras – Cada dupla de professor já deve ter planejado(de acordo com o prospecto acima) as brincadeiras deste dia; Pode ser em sala, no quiosque, na quadra, na área...na sala
Só não vale ter criança sem participar ou turma parada! Cada professora da dupla comandará uma brincadeira por sua vez e a outra deverá auxiliar; Você deverá ser a primeira a brincar pois só assim a criança também imitará; Acredite... Você faz a diferença!
-Reforçar as pinturas:amarelinhas, coelhinho sai da toca, garrafão, cama-de-gato, elástico, marré-derci, queimada, boca de forno, cirandas, cantigas de roda, cabo-de-guerra, boca-de-forno, cadê a margarida,pega-pega,pular corda,porta-bandeira,
passar anelzinho,cabra-cega...
06/10(3ª feira)
*Brinquedos – Cada professor deve ter planejado (de acordo com o prospecto acima) os brinquedos a serem confeccionado neste dia em sala; FAVOR não pedir material no dia. Será entregue um “Kit de material de apoio” (cola, barbante, TNT, glíter, bastão de cola quente, plasticola, etc) EVITE DESPERDÍCIO! Sua sala deverá estar limpa no final do seu turno. Materiais devidamente guardados e no final da semana devolvidos os que sobram. Não fugir do que foi proposto:BRINQUEDOS POPULARES.
Colocar nome no brinquedo da criança; Guardar na escola até o final da semana para levarem na sexta-feira; Zelar para que todos tenham vários brinquedos bem apresentáveis!
-“Kit de material de apoio”:cola, barbante, TNT, glíter, bastão de cola quente, plasticola, etc)
- Sucatas trazidas de casa pelas crianças:
Pião, bilboquê, peteca, balangandão, vai-vem, pára-quedas, pé-de-lata, cata-vento, ioio...
Argola de bola de sabão
07/10(4ª feira)
*Brincadeiras – seguir na ordem, com novas brincadeiras do Projeto;
08/10(5ª feira)
*Brinquedos – seguir na ordem, confeccionando os demais brinquedos do Projeto;
09/10(6ª feira)
Todos das
7:30 ás 11:30
*Encerramento: Apresentação livre das crianças com seus brinquedos até às 10 horas;
*10às 10:30 – Lanche coletivo pra todos e hora dos Parabéns(Bolo pela Escola)
*10:30 às 11:30 -Show com o Palhaço SONRISAL
*Entrega da lembrancinha individual de cada professor alusivo ao tema Brinquedo Popular (padronizado para meninos e para meninas)
Querida Professora, mais uma vez certa de que juntas somos muito mais do que imbatíveis, sou a maior torcedora do sucesso do seu trabalho neste ano em que fomos as privilegiadas para coroar o Pedacinho do Céu em seus 25 anos. Não fomos estamos aqui por acaso! Assim, seja a entusiasta da sua turma. Eles também acreditam em você. Com todo o meu carinho, Lílian Jane Antunes. Coordenadora Pedagógica.
VEJA IMAGENS DAS BRINCADEIRAS:
AMARELINHA
CORDA PIÃO PIPA BOLA DE GUDE
POLICIA LADRÃO CORDA 5 MARIAS PE DE LATA RODA
VEJA AS IMAGENS DOS BRINQUEDOS: BALANGANDÃO CAVALINHO, PETECA, PIPA, PE-DE-LATA, PIÃO CINCO MARIAS PIPA DE SACO DE PAPEL CARRINHO PARA-QUEDAS DE SACO PLÁSTICO CHOCALHOS BILBOQUÊS, PIÃO, VAI-E-VEM, VAI-E-VEM PIÃO PETECA CATA-VENTO BILOQUÊS- PE-DE-LATA VAI-VEM MÓBILE PANDEIRO E CHOCALHO BILOQUÊ PANDEIRO E CHOCALHO Argola para bola de sabão pião ioio
Educação infantil - PROJETO BRINCANDO E AMANDO O PLANETA TERRA Educação infantil - PROJETO BRINCANDO E AMANDO O PLANETA TERRA Reviewed by lindos desenhos para pintar on 10:48 Rating: 5

Nenhum comentário :

Tecnologia do Blogger.